Seja um Professor de Espanto

Você é um professor de Espanto?

A geração que estamos vivendo é independente, individualista, comunicativa. Uma geração que não pensa pra falar, que gosta de expressar seus sentimentos em rede sociais e compartilhar a vida marcando presença no mundo  virtual.

O acesso ao conhecimento e informações estão prontos, tudo está a mão. Qualquer coisa que falamos ao aluno se ele tiver dúvida, lança mão do celular e já pesquisa o significado da palavra, ou onde fica aquele lugar que foi citado pelo professor,  tudo é mais fácil e dinâmico com a internet.

Mas não é vivenciado, não internaliza.  Muitas vezes o professor acha que está ensinando, e o aluno faz de conta que está aprendendo. Cumpriu seu dever em dar aulas, cumpriu seu dever em ir a escola bíblica, apaziguam a consciência, mas não apaziguam o vazio da alma em conhecimento de vida. Consola o pecador, mas não o leva ao arrependimento.

O papel do professor

Esqueça que você é quem vai trazer a novidade para a sala de aula, seu papel como professor MUDOU COMPLETAMENTE.  O professor já não está ali para ensinar, mas sim para direcionar, apontar, vislumbrar junto com o aluno aquilo que deve ser aprendido.

Pense comigo: a bíblia está pronta (conhecimento), e o nosso papel é incentivar nossos alunos a descobrir suas verdades. Descobrir as verdades, esse é o papel do professor, não ensinar nada. Porque a verdade está pronta!

O que estamos dispensando

O professor cansado, que chega em sala e faz as mesmas coisas, que não se desafia, que lê aquilo que nós já sabemos, que não contextualiza, que diz, faça o que eu falo, mas não o que eu faço. Se o aluno vem para aula está tudo bem, se não vem continua tudo bem. O professor que não se importa mais, que não se esforça mais.

Idealizando o professor

O professor ideal é aquele que consegue fazer o aluno “ver” e “querer” caminhar pelo caminho (Jesus), que consegue fazer com que o aluno perceba seus erros e queira mudar atitudes, a ser melhor, a ter o caráter de Cristo.

Nossa função não pode estar resumida a ensinar o nome dos discípulos, a decorar versículos, a contar uma história  bíblica sem vida, distante. O professor não foi chamado para isso, o nosso “chamado” vai além, precisamos fazer as crianças (e adultos) pensarem, fazer as melhores escolhas, serem justas, ser parecidas com Cristo, não porque forçamos isso, mas porque elas admiram o caráter de Jesus.

O professor do espanto para nós é aquele que faz o aluno pensar, a ter a curiosidade de fazer a pesquisa bíblica, para montar seu padrão de vida em Cristo, o professor e líder  ideal provoca o aluno no seu íntimo a querer mudança, inspira seu aluno a fazer a diferença no meio em que ele vive.

O professor mudando o mundo em que vive

Poderia ser clichê, falar em ser o sal da terra e a luz do mundo, afinal é um contexto tão usual no nosso meio, mas existe uma necessidade de fazer essa mudança acontecer na prática do dia a dia, na sala de aula, nos grupos pequenos, nas escolas bíblicas, nos discipulado,  ela é tão necessária  e urgente, quanto alimentarmos o espírito.

Um professor jamais pode chegar de mãos vazia, tem que ter ferramentas debaixo do braço, armas de guerra na mente e rompantes dentro do coração, tem que estar disposto a matar a falta do conhecimento, e morrer de amores  pelo seu ideal de ensino.

Muitos professores seculares fazem isso, lutam pelo o que acreditam e porque AQUELES que foram chamados para cumprir esse propósito se intimidam?

Quer compartilhar este post?

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Anne Alves
Anne Alves
7 anos atrás

Muito feliz em ter acesso a todo este material e conhecimento! Senti no Efeito de Benção um lugar de aconchego, acolhimento, renovo, ensino e compartilhar para aqueles que atuam no Ministério Infantil.
Muito bom poder contar com a experiência de outros que estão no mesmo objetivo! 👏🏻👏🏻👏🏻

Mônica Cristina Corrêa Saraiva de Paula
Mônica Cristina Corrêa Saraiva de Paula
7 anos atrás

Obrigada,por compartilhar seu conhecimento conosco

Joyce Bueno
Joyce Bueno
8 anos atrás

Mara linda!!! Estou muito feliz em ver seu rostinho e nome neste projeto lindo, pois sei do imenso amor que tem por este ministério. Acompanhando e em oração para que as sementes se multipliquem!! Beijos amada

Fernanda Mendonça
Fernanda Mendonça
8 anos atrás

Mara, graça e paz! Somos irmãs em Cristo, o que já me traz grande alegria! Também tenho em meu coração o desejo de servir através do ensino. Gostaria de dizer que seu exemplo é uma inspiração! Posso conversar com você em particular, como email por exemplo? O Senhor continue usando-a como ferramenta preciosa em Suas mãos! Grande abraço, querida!! Fernanda Mendonça

geane regina
geane regina
8 anos atrás

Mara, estou maravilhada e sendo muito abençoada por seus posts, Que Deus continue te usando e dando sabedoria!! Obrigado 🙂

Nathália
Nathália
8 anos atrás

Gostei muito do texto e das ideias oferecidas nesse site. Muito obrigada por compartilhar !
Um amigo meu sempre diz que a função do professor é colocar sal na boca dos alunos, para que estes busquem aprofundar o conhecimento adquirido.

SONIA REGINA AMARO BELLO
SONIA REGINA AMARO BELLO
8 anos atrás

Amei,achei super interessante.

Jacqueline
Jacqueline
8 anos atrás

Estou ansiosa pelos posts e muito animada com a ideia de fazer uma aula diferente. Obrigada por nós ajudar!

Sibelly
Sibelly
8 anos atrás

Nossa estou amando tudo isso ,meu ministério nunca mais será o msm

Fabiana
Fabiana
8 anos atrás

Amei o texto! Me fez refletir sobre o meu papel como educadora cristã.

Rosani Costa
Rosani Costa
8 anos atrás

A paz!!! Gostei e gostaria de saber mas sobre ser professor do espanto

error: Você não pode copiar este conteúdo.