Seja um Professor de Espanto

Você é um professor de Espanto?

A geração que estamos vivendo é independente, individualista, comunicativa. Uma geração que não pensa pra falar, que gosta de expressar seus sentimentos em rede sociais e compartilhar a vida marcando presença no mundo  virtual.

O acesso ao conhecimento e informações estão prontos, tudo está a mão. Qualquer coisa que falamos ao aluno se ele tiver dúvida, lança mão do celular e já pesquisa o significado da palavra, ou onde fica aquele lugar que foi citado pelo professor,  tudo é mais fácil e dinâmico com a internet.

Mas não é vivenciado, não internaliza.  Muitas vezes o professor acha que está ensinando, e o aluno faz de conta que está aprendendo. Cumpriu seu dever em dar aulas, cumpriu seu dever em ir a escola bíblica, apaziguam a consciência, mas não apaziguam o vazio da alma em conhecimento de vida. Consola o pecador, mas não o leva ao arrependimento.

O papel do professor

Esqueça que você é quem vai trazer a novidade para a sala de aula, seu papel como professor MUDOU COMPLETAMENTE.  O professor já não está ali para ensinar, mas sim para direcionar, apontar, vislumbrar junto com o aluno aquilo que deve ser aprendido.

Pense comigo: a bíblia está pronta (conhecimento), e o nosso papel é incentivar nossos alunos a descobrir suas verdades. Descobrir as verdades, esse é o papel do professor, não ensinar nada. Porque a verdade está pronta!

O que estamos dispensando

O professor cansado, que chega em sala e faz as mesmas coisas, que não se desafia, que lê aquilo que nós já sabemos, que não contextualiza, que diz, faça o que eu falo, mas não o que eu faço. Se o aluno vem para aula está tudo bem, se não vem continua tudo bem. O professor que não se importa mais, que não se esforça mais.

Idealizando o professor

O professor ideal é aquele que consegue fazer o aluno “ver” e “querer” caminhar pelo caminho (Jesus), que consegue fazer com que o aluno perceba seus erros e queira mudar atitudes, a ser melhor, a ter o caráter de Cristo.

Nossa função não pode estar resumida a ensinar o nome dos discípulos, a decorar versículos, a contar uma história  bíblica sem vida, distante. O professor não foi chamado para isso, o nosso “chamado” vai além, precisamos fazer as crianças (e adultos) pensarem, fazer as melhores escolhas, serem justas, ser parecidas com Cristo, não porque forçamos isso, mas porque elas admiram o caráter de Jesus.

O professor do espanto para nós é aquele que faz o aluno pensar, a ter a curiosidade de fazer a pesquisa bíblica, para montar seu padrão de vida em Cristo, o professor e líder  ideal provoca o aluno no seu íntimo a querer mudança, inspira seu aluno a fazer a diferença no meio em que ele vive.

O professor mudando o mundo em que vive

Poderia ser clichê, falar em ser o sal da terra e a luz do mundo, afinal é um contexto tão usual no nosso meio, mas existe uma necessidade de fazer essa mudança acontecer na prática do dia a dia, na sala de aula, nos grupos pequenos, nas escolas bíblicas, nos discipulado,  ela é tão necessária  e urgente, quanto alimentarmos o espírito.

Um professor jamais pode chegar de mãos vazia, tem que ter ferramentas debaixo do braço, armas de guerra na mente e rompantes dentro do coração, tem que estar disposto a matar a falta do conhecimento, e morrer de amores  pelo seu ideal de ensino.

Muitos professores seculares fazem isso, lutam pelo o que acreditam e porque AQUELES que foram chamados para cumprir esse propósito se intimidam?

Quer compartilhar este post?

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Inline Feedbacks
Quero saber da conversa...
Anne Alves
Anne Alves
6 anos atrás

Muito feliz em ter acesso a todo este material e conhecimento! Senti no Efeito de Benção um lugar de aconchego, acolhimento, renovo, ensino e compartilhar para aqueles que atuam no Ministério Infantil.
Muito bom poder contar com a experiência de outros que estão no mesmo objetivo! 👏🏻👏🏻👏🏻

Mônica Cristina Corrêa Saraiva de Paula
Mônica Cristina Corrêa Saraiva de Paula
6 anos atrás

Obrigada,por compartilhar seu conhecimento conosco

Joyce Bueno
Joyce Bueno
6 anos atrás

Mara linda!!! Estou muito feliz em ver seu rostinho e nome neste projeto lindo, pois sei do imenso amor que tem por este ministério. Acompanhando e em oração para que as sementes se multipliquem!! Beijos amada

Fernanda Mendonça
Fernanda Mendonça
6 anos atrás

Mara, graça e paz! Somos irmãs em Cristo, o que já me traz grande alegria! Também tenho em meu coração o desejo de servir através do ensino. Gostaria de dizer que seu exemplo é uma inspiração! Posso conversar com você em particular, como email por exemplo? O Senhor continue usando-a como ferramenta preciosa em Suas mãos! Grande abraço, querida!! Fernanda Mendonça

geane regina
geane regina
6 anos atrás

Mara, estou maravilhada e sendo muito abençoada por seus posts, Que Deus continue te usando e dando sabedoria!! Obrigado 🙂

Nathália
Nathália
6 anos atrás

Gostei muito do texto e das ideias oferecidas nesse site. Muito obrigada por compartilhar !
Um amigo meu sempre diz que a função do professor é colocar sal na boca dos alunos, para que estes busquem aprofundar o conhecimento adquirido.

SONIA REGINA AMARO BELLO
SONIA REGINA AMARO BELLO
6 anos atrás

Amei,achei super interessante.

Jacqueline
Jacqueline
6 anos atrás

Estou ansiosa pelos posts e muito animada com a ideia de fazer uma aula diferente. Obrigada por nós ajudar!

Sibelly
Sibelly
6 anos atrás

Nossa estou amando tudo isso ,meu ministério nunca mais será o msm

Fabiana
Fabiana
6 anos atrás

Amei o texto! Me fez refletir sobre o meu papel como educadora cristã.

Rosani Costa
Rosani Costa
6 anos atrás

A paz!!! Gostei e gostaria de saber mas sobre ser professor do espanto

error: Você não pode copiar este conteúdo.